[co]existências

 

Galeria Base inaugura espaço expositivo em São Paulo com coletiva e curadoria de Douglas de Freitas. 3 jun - 1 jul 2017.

No sábado, dia 03 de junho, às 15 horas, os sócios Daniel Maranhão e Fernando Ferreira de Araújo inauguram em São Paulo a Galeria Basena Avenida Nove de Julho. A mostra inaugural é “[co]existências”, organizada pelo curador Douglas de Freitas. A coletiva reúne 24 trabalhos dos artistas Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Eduardo Climachauska, José Rufino, Lygia Pape, Mira Schendel e Montez Magno.

A exposição apresenta obras que compreendem um recorte da década de 1960 aos dias de hoje de artistas de gerações distintas em que, segundo o curador, “de modo geral, e à primeira vista, têm questões ligadas ao desenho, como a linha e a geometria. Características próprias da produção de cada artista estão presentes nas obras, configurando novos recortes e abordagens possíveis”.

Como o próprio título “[co]existências” sugere, a mostra propõe uma leitura cruzada. “As obras de Antonio Dias, Anna Bella Geiger e Montez Magno, cada uma a seu modo, estabelecem um diálogo a partir de uma discussão territorial”, acrescenta Douglas. Exceto pelas esculturas de José Rufino, que em abril deste ano recebeu o prêmio na categoria de melhor artista contemporâneo pela ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), e de Eduardo Climachauska, outro ponto de convergência da mostra vem a ser o suporte em papel.

São exibidas algumas obras inéditas em galeria, a exemplo de “Trilogia” de Montez Magno, da série “Labirinto”, datada de 1967, apresentada apenas no Salão Nacional de Belas Artes. Outro destaque é a reunião do estudo em desenho à guache de Mira Schendel e o vestido em que ele foi bordado. Integra o conjunto de obras da artista, ainda, um exemplar da série “Mandalas”, exibido em 2014 na Tate Modern e na Pinacoteca. Completam a mostra seis obras de Anna Maria Maiolino das séries “Cartilhas”, “Marcas de Gota” e de uma série executada com linhas.

Serviço:

Coletiva “[Co]existências”, com curadoria de Douglas de Freitas
Abertura: dia 03 de junho, sábado, das 15 às 19 horas
Período expositivo: de 05 de junho a 1o de julho de 2017

Galeria Base
Endereço: Av. 9 de Julho 5593/11 – Jardim Paulista
São Paulo – SP - CEP: 01407-200
Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19; e sábados das 11 às 14 horas
Telefones: (11) 3071-3614 / 3073-0295 / 98571-8572 e 98327-9775
contato@galeriabase.com.br

imagens selecionadas

montez magno

montez magno

montez magno

montez magno

anna maria maiolino

anna maria maiolino

anna maria maiolino

josé rufino

josé rufino

anna bella geiger

mira schendel

mira schendel

mira schendel