José Rufino

José Augusto Costa de Almeida (João Pessoa, PB, 1965). Artista visual e professor. Faz curso de iniciação às artes plásticas na Coordenação de Extensão Cultural da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no final década de 1970, e, no começo de 1980, cursa geologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

No final da década, publica poesias em coletâneas e em jornais do Recife e de João Pessoa, mudando-se para São Paulo em 1990, onde faz pós-graduação em paleontologia na Universidade de São Paulo (USP). Volta para o Recife em 1992 e ministra aulas de paleontologia na UFPE. No mesmo período, interessa-se por poesia, poesia visual e arte postal, integrando mostras no Brasil e no exterior, em países como Argentina, México, Romênia e Portugal. Em sua obra, utiliza elementos carregados de memória, oriundos sobretudo de seu legado familiar, como documentos, cartas e mobiliário.

Produz instalações, desenhos, objetos e também se envolve com a linguagem cinematográfica, realizando curtas-metragem. Em 2006, participa do curta Gravidade como diretor de arte. Integra reconhecidas mostras no país, participando da 25ª Bienal Internacional de São Paulo e recebendo a Bolsa Vitae de Apoio à Cultura (2000) e a Bolsa Funarte de Criação Literária (2010).

José Rufino

Tardius 3